quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Sintaxe I – Delimitando código PHP



Agora que já entendemos de Server Side Scripts e Client Side Scripts, também já temos nosso servidor instalado, podemos começar a programar em PHP. Para isso precisamos entender como escrever nosso código.

Delimitando o código PHP.
Como já mencionado ao trabalharmos com PHP, precisaremos trabalhar com outras linguagens. Uma das mais essenciais é o HTML. Como utilizaremos diversas linguagens precisamos identificá-las para que o servidor e os navegadores saibam quais os códigos eles devem interpretar.

Há quatro maneiras de se delimitar um código PHP. Mas só dois modos são nativos e podem ser utilizados sem necessidade de configuração adicional.

Estes estão exemplificados abaixo:



Há outras duas maneiras de se delimitar um código PHP que devem ser configuradas através do arquivo php.ini
Uma delas é uma forma reduzida e outra é "a modo ASP". Vale lembrar que nem todas as versões do PHP aceitam estas formas, e que se for necessário incluir código PHP em XML ou XHTML, você precisará utilizar a forma (retirando-se os espaços, ou seja o primeiro exemplo demonstrado acima) para se obter uma compatibilidade com o padrão XML.

Estas são as outras duas formas, que precisam de configurações adicionais no arquivo php.ini

< ? //comandos – esta é forma reduzida, abreviada. (retira-se os espaços nas tags) ? >

<% //comandos – esta é a forma “a moda ASP”. (retira-se os espaços nas tags) %>

Um exemplo de alternagem de código Html e PHP, lembrando que só o código PHP pode estar dentro da delimitação, logo todo código de qualquer outra linguagem precisa estar fora das tags PHP.

Crie uma nova página PHP, chamada alternagem.php e salve dentro da pasta correspondente no servidor. (Se você instalou o Apache é na pasta htdocs, se você instalou algum aplicativo tipo Wamp, Xamp ou EasyPHP, terá que verificar qual pasta corresponde.

Escreva o seguinte código dentro da sua pasta alternagem.php



E este é o resultado:

Teste de PHP Este foi um teste um php

Salve o arquivo, abra o navegador e digite localhost/alternagem.php para ver o resultado. Teremos duas frases, uma escrita em PHP e uma escrita em HTML.

0 comentários:

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

  

BlogBlogs.Com.Br